Ford e Renault nomeadas para Car of the Year 2020

Do mais prestigiado prémio automóvel, foram anunciados os 7 nomeados para Car of the Year 2020. De entre eles destacamos o Renault Clio e o Ford Puma.

 

Renault Clio apresenta novos motores, um interior de qualidade e oferece variados sistemas de segurança como também ajudas à condução. Carreteando o 2ºlugar de carro mais vendido da Europa e o líder de vendas em Portugal, a 5ª geração assegura um pouco mais de espaço interior e bagageira maior e a estreia de uma nova plataforma (CMF-B), à qual vem associada uma nova suspensão, nova direção, novos travões.

 

Introduzindo funcionalidades como o controlo ativo de velocidade de cruzeiro e um sistema de manutenção de faixa de rodagem. 

A principal novidade é a unidade híbrida designada E-TECH, onde dois motores elétricos, conjugam-se com um motor a gasolina 1.6 originando uma potência total de cerca de 128cv.

 

 

O Ford Puma passa de Coupé para Crossover, acomodando mais espaço na bagageira, bem como versatilidade e flexibilidade na mesma.

Denominado Ford EcoBoost Hybrid, o Puma apresenta um sistema que casa o pluri-premiado 1.0 EcoBoost com um motor-gerador por correia (BISG). Este também permite recuperar e armazenar energia cinética nas travagens, ganhando funcionalidades como o de poder circular em roda livre.

Uma nova funcionalidade é o Local Hazard Information que alerta os condutores sobre potenciais problemas na estrada em que circulamos (obras ou acidentes) antes de os conseguirmos ver.

Do arsenal fazem ainda parte o assistente ao estacionamento, perpendicular ou paralelo; máximos automáticos; manutenção na faixa de rodagem; sistemas de pré e pós-colisão, que ajudam a reduzir a severidade das lesões em caso de embate; e até alertas caso entremos numa estrada em sentido contrário. Do ponto de vista do conforto, o novo Ford Puma estreia também no segmento bancos com massagens lombares.

O vencedor deste prestigiado galardão será anunciado no dia 2 de março de 2020.